MENU NÃO REMOVER NUNCA

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação

Olá, estudantes!
Está preocupado com a redação do Enem? Pois o site QG do Enem lançou um projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação. Olha só.
A redação é uma parte fundamental na composição final da nota do exame. Motivo de apreensão de diversos candidatos e vilã do desempenho de 2014 (mais de 500 mil candidatos zeraram a redação), nesta reta final é imprescindível dedicar esforços para garantir uma boa nota.
Para dar uma força extra aos candidatos, O QG do Enem, empresa de cursos online, criou um projeto inédito chamado de Projeto Redação Nota 1000 com dicas sobre a redação do Enem.

Projeto Redação Nota 1000

O projeto consiste no acompanhamento personalizado do professor de redação Raphael Torres, com correções consultivas e personalizadas através de vídeos, onde ele corrige a redação e dá dicas personalizadas de melhorias para os alunos selecionados.
Dessa forma, o QG do Enem não só ajuda o aluno a identificar e melhorar seus pontos fracos, mas também acompanha a evolução quinzenalmente de cada aluno com novas correções.
Cada aluno também envia um vídeo com um feedback de como a correção ajudou a melhorar seu desempenho.
A correção segue exatamente o modelo de correção do Enem, e através de vídeos o professor se comunica melhor com o aluno, já que eles cada vez mais buscam interatividade para maximizar o aprendizado.
O projeto é gratuito e voltado para os alunos do QG do Enem. Para esta fase, 10 alunos foram selecionados através de um levantamento do QG do Enem.  “Pedi que nossa equipe pedagógica, juntamente com nosso TI, levantasse quais alunos do nosso curso completo que inclui a correção quinzenal da redação, eram os mais comprometidos no envio das redações e na interação através de perguntas aos nossos professores. Também tomamos o cuidado de escolher alunos com notas entre 500 a 800 pontos e de diversas regiões do Brasil, possibilitando desta forma acompanhar diversos perfis de alunos”, relata Ana Martini, CEO do QG do Enem.
O projeto Redação Nota 1000 teve início no começo de agosto e vai até a véspera da prova.
Para cada novo tema (quinzenal), os alunos enviam suas redações para que o professor faça a correção e as devidas recomendações de melhorias. As dicas vão desde itens que ficaram faltando nas 5 competências, até a recomendação de melhorias em português ou até na leitura de textos sobre atualidades por exemplo.
Todas as vídeo-correções, feedback dos alunos, tema com material de apoio e redações corrigidas são disponibilizadas no blog do QG do Enem para que todos os interessados possam se beneficiar do projeto.
“Apesar de termos selecionado um grupo pequeno de alunos, organizamos as gravações e textos consultivos no nosso blog, buscando compartilhar este conhecimento gratuitamente com o maior número possível de alunos”, explica Raphael Torres, professor de redação que lidera o projeto.
Para apresentar o projeto, o QG do Enem preparou uma compilação de 3 correções, com o feedback do professor e dos alunos, para o tema de Mobilidade Urbana.

Vídeo sobre redação do Enem


Confira as redações do Enem que os alunos enviaram para correção:

Como é a nota de redação do Enem

O QG do Enem também preparou uma explicação sobre a composição da nota da redação e a os critérios de avaliação das 5 competências. Confira abaixo.
Dentre todas as avaliações que compõem o Enem, a redação é a única em que se pode obter a tão temida nota zero, resultado de uma ou mais falhas listadas a seguir:
  • fuga total do tema (não tratar do assunto proposto);
  • redação em branco;
  • redação com até sete linhas;
  • desrespeito aos direitos humanos;
  • ofensas e xingamentos;
  • trechos desconexos (fragmentos textuais que fogem completamente ao tema).
Os 1000 pontos máximos colocam-se distribuídos em 5 competências, cabendo a cada uma delas 200 pontos. Cada redação é inicialmente corrigida por dois avaliadores, surgindo como valor final a média aritmética entre suas notas.
Havendo diferença igual ou superior a 100 pontos entre as notas finais atribuídas ao texto por ambos ou a 80 pontos em uma única competência, um terceiro corretor passa a fazer parte do processo e a média aritmética que proporciona a nota final, nesse caso, passa a ser a obtida a partir das duas entre as três notas (Avaliador 1, Avaliador 2 e, nesse contexto, Avaliador 3) que mais se aproximarem.

As 5 competências da correção da Redação

Competência 1
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Expor conhecimento gramatical, assegurando comunicação em linguagem formal.  Erros gramaticais, falta de acentuação, erros ortográficos, uso incorreto da crase, falta de concordâncias nominal e verbal, colocação pronominal e pontuação são os itens avaliados nesta competência.
Erros de ortografia e concordâncias são gramaticalmente os itens que mais comprometem a percepção do avaliador não só quanto à qualidade textual, mas também no que se refere muitas vezes à capacidade intelectual do candidato, a partir do instante em que ele demonstra desconhecimentos considerados incompatíveis ao estágio de formação escolar em que se encontra.
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Dentro desta mesma competência, existem três exigências simultâneas, que, em Bancas de outros vestibulares, comporiam perfeitamente itens isolados para a aferição da nota final.
Duas delas aparecem como razões suficientes para que a redação seja zerada: tipologia textual (respeitar as características da dissertação argumentativa); e atendimento ao tema (demonstrar entendimento do tema oferecido pela Banca). Caso a fuga aos traços acima seja apenas parcial, ocorre perda de pontos, mas sem comprometer a avaliação inteira.
Trechos descritivos e narrativos podem contribuir muito para que a argumentação se solidifique mais, o que não significa que parágrafos inteiros com essas estruturas sejam bem vistos.
Competência 3
Capacidade de selecionar as informações. É importante cuidar do volume de dados com que conta o texto. O excesso de exemplos de argumentos ou mesmo o aprofundamento do estudo de causas para situações-problema atuais não colaboram em nada para que a redação se torne mais qualificada, além de ainda gerar o risco de fuga parcial da tipologia dissertativa. Mostra-se bem mais produtivo investir um pouco em cada argumento do que muito em uma única defesa de tese.
- Relacionar: Os parágrafos de desenvolvimento precisam se conectar à Introdução numa estratégia de defesa do posicionamento escolhido pelo texto, antes mesmo de que pensemos em liga-los uns aos outros. Ler o primeiro parágrafo do texto mais uma vez a cada revisão de parágrafo de Desenvolvimento, mesmo que rapidamente, pode evitar que cheguem ao avaliador sustentações fracas, desvinculadas da tese.
- Organizar: Mede-se o quanto os dados foram colocados em posições adequadas: introdução com tese, argumentos nos parágrafos intermediários e retomada de posicionamento no final da redação. Vale ressaltar que não há uma ordem considerada como correta para os argumentos no Desenvolvimento: começar pelo considerado mais forte ou por uma ideia não tão impactante é indiferente ao avaliador em termos práticos de pontuação.
- Interpretar: Verbo mais inusitado entre os quatro presentes na Competência 3, aponta a maneira de lidar com a coletânea de textos oferecida pela Banca. Sabe-se que copiar trechos dessas obras é extremamente nocivo, inclusive se desconsiderando as linhas em que haja qualquer reprodução literal desse tipo, o que não significa, entretanto, que os dados ali encontrados não possam servir de inspiração ou referência para que, reescritos com outras palavras, solidifiquem ainda mais a estratégia de defesa da tese.
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação envolvendo ligações físicas entre as partes da redação. A Competência 4 soma-se ao que a Competência 1 já havia proposto como domínio linguístico, porém cuida em especial do que verbalmente favorece a defesa da tese na estrutura textual como um todo e foge de certa maneira de usos gramaticais mais localizados no nível da construção de um período, por exemplo.
Os principais caminhos para se chegar a esse tipo de conexão (Coesões Referencial e Sequencial) são os focos de avaliação. Redações qualificadas cuidam da coerência entre seus dados, mas também fazem questão de verbalmente facilitarem a vida de um avaliador que, orientado por conectores, tem muito menos trabalho de pressupor ou mesmo adivinhar que ligação semântica existiria entre certas orações ou períodos. Além de um cuidado interno ao parágrafo, investir na ligação entre as partes do texto destaca– o em meio a uma massa de candidatos normalmente indiferentes a esse tipo de estratégia.
Conjunções coordenativas, como as conclusivas no último parágrafo, advérbios oferecendo noções de continuidade entre ideias (“também”, “primeiramente” e “ainda”, por exemplo) e expressões introduzidas por pronomes (como “outro fator” e “outro aspecto”) podem fazer com que parágrafos surjam completamente encadeados, estimulando a percepção de uma unidade textual mais firme.
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Mesmo que alguns temas não exponham transtornos de forma clara, a Competência 5, sendo um critério de correção de redação, falando em “problema abordado”, confirma a existência de algo a ser resolvido.  A proposta de solução, dividida em descrição do processo em si, método de execução e figuras agentes, fundamentada em valores humanísticos universais, assim como o texto como um todo, tende a funcionar mais quando há um cuidado maior em não torná-la emocional a ponto de comprometer uma descrição “fria” dessa intervenção e em percebê-la como um projeto de cunho nacional, já que um dos pressupostos do tema Enem é exatamente dizer respeito ao país inteiro, sem privilegiar segmentos sociais particulares.
Confira o Blog do QG do Enem e descubra diversas outras dicas de redação e todos os detalhes sobre o Projeto Redação nota 1000.
Aproveite a oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre a redação do Enem!
Boa prova!
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário