MENU NÃO REMOVER NUNCA

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC


EDITAL Nº. 05/2014

Regulamenta as inscrições para III Feira de Ciências e Cultura da Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Saraiva Coelho, que será organizada por esta Unidade de Ensino com o objetivo de integrar alunos e professores do Ensino Médio, tendo como perspectiva proporcionar a expansão dos trabalhos científicos e culturais, em qualidade e quantidade desencadeados na escola no ano letivo de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Da Entidade Promotora do Evento
A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RAIMUNDO SARAIVA COELHO, com sede na Avenida Paulo Maia, S/N, Bairro Triângulo, Juazeiro do Norte – Ceará.

2. OBJETIVOS DO EVENTO
2.1. Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum e técnica do ensino médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global;
2.2. Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos, na condução e avaliação do projeto, ou revelar estratégias para envolver toda a escola em procedimentos e resultados;
2.3. Contar com assistência científica, tecnológica ou pedagógica externa, compatível com a natureza das atividades do projeto, fornecida por instituição acadêmica ou educacional, que partilhe com a escola interesses no desenvolvimento do projeto;
2.4. Promover o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento;
2.5. Estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências;
2.6 Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza.
 
3. JUSTIFICATIVA
A III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito da escola. Além disso, é um espaço rico de possibilidades para a expressão da criatividade e para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa.
Como lugar de acesso e produção de conhecimento, a escola desempenha um papel extremamente relevante na medida em que introduz os jovens no universo da cultura científica, organizando, refletindo sobre seus conteúdos curriculares e contribuindo assim para a construção de um ambiente de curiosidade e de entusiasmo em relação à pesquisa.
A III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC busca, fundamentalmente, ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes desta escola.

4. DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO CIENTÍFICO DA III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC
4.1 DA ABRANGÊNCIA
O propósito da III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC é envolver e incentivar nossos educandos no percurso itinerário dos trabalhos científicos e culturais desenvolvidos durante o ano letivo e apresentados através das aulas de Projetos Interdisciplinares e nos eventos escolares, sendo a Feira de Ciências e Cultura a culminância da seleção de projetos para serem apresentados na VIII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA.

4.2 DOS PROJETOS PARTICIPANTES
Poderão participar da feira todos os alunos matriculados na escola repsige escolaresentados por trabalhos, relacionados às categorias propostas neste Edital.
4.2.1 Serão aceitos projetos formados por duplas de alunos(as) ou por um único aluno(a);
4.2.2 Todos os projetos deverão ter a participação de 1 (um) professor orientador;
4.2.3 É facultado a participação de (1) um professor coorientador;

4.2.4 O professor orientador e coorientador poderão orientar até 2 projetos.
Além da apresentação dos projetos os alunos poderão participar dos minicursos e oficinas ministrados durante todo o evento.


4.3 DAS CATEGORIAS E DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A III FEIRA DE CIÊNCIA E CULTURA RSC contará com seis categorias, sendo elas:
  1. Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte, Informática);

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química, Matemática);

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política);

  1. Ciências Ambientais (Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental);

  1. Robótica Educacional (Robôs Fixos, Robôs Móveis);

  1. Apresentações artístico- culturais (segundo regulamento para evento).

4.4 SOBRE AS CATEGORIAS
O que define a categoria de inscrição é o objeto (problema) da pesquisa e não a sua aplicação:
CATEGORIA
OBJETO DA PESQUISA
Linguagens
Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte e Informática.
Ciências da Natureza e Matemática
Biologia, Física, Ciências, Química e Matemática.
Ciências Humanas
Filosofia, História, Geografia , Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Ciências Ambientais
Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Gestão Ambiental.
Robótica Educacional
Robôs, automatizações e desenvolvimento de softwares com aplicação em automatizações.sige escola
Os projetos inscritos que apresentarem irregularidades técnicas, na formatação dos dados, na composição dos resultados ou de qualquer outro item, regularizado pelo edital, poderão ser desclassificados.

5. DA INSCRIÇÃO
a) Os responsáveis pelo projeto deverão providenciar os seguintes documentos até o dia 17 de outubro de 2014:
5.1. Ficha de Identificação da Equipe (Anexo I).
5.2. Dados do Projeto (Anexo II).
5.3. Resumo do projeto (Enviar arquivo em formato digital e impresso contendo: Título; Autores;Problemática; Metodologia; Relevância do Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Palavras-chave, conforme modelo (Anexo IV).
5.4 Uma cópia do projeto completo (impresso ou on line) na coordenação da escola.
 Todos os documentos acima deverão ser enviados para o endereço eletrônico da III Feira de Ciências e Cultura RSC: eeeprscoelho@gmail.com.
b) Os resumos dos projetos devem estar de acordo com o modelo (item 6.3) deste regulamento em conformidade com os critérios estabelecidos no edital da III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC e sera o material utilizado pelos avaliadores.
Deverá fazer parte do Resumo:
I. Problematização;
II. Metodologia;
III. Relevância do Projeto;
IV. Consideraçõees Finais;
V. Referências Bibliográficas;
VI. Palavras-chave.
É importante reforçar que o resumo do trabalho/pesquisa deverá ser de apenas uma página.
Lembre-se que este resumo será entregue para os avaliadores e servirá de base para a avaliação dos projetos/pesquisas.
c) A ESCOLA selecionará, através da realização da Feira, 06 (seis) trabalhos, 01 (um) para cada categoria, seguindo os critérios determinados neste regulamento. Os trabalhos selecionados serão enviados para COMISSÃO COORDENADORA DA VIII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA - 2014.
d) Em nenhuma hipótese será aceita inscrição fora do prazo ou sem a entrega da documentação acima.
 
6. DAS OFICINAS
A inscrição para as oficinas ocorrerá on line em um link criado para este fim a partir do dia 18 de outubro de 2014.

7. DESCRIÇÃO DOS DOCUMENTOS
a) Ficha de Inscrição: Os participantes deverão registrar seus dados de identificação, de acordo com o Anexo I.
b) Resumo: Deverá ser escrito em Português, contendo, no máximo, 400 palavras, ser digitado no editor de texto (Word ou Writer) com fonte “Arial 11”, espaçamento simples. O mesmo deve ser enviado por email devidamente identificado e com extensão ".doc". O arquivo deve ser nomeado com uma palavra chave do projeto. Os resumos dos projetos selecionados, atendendo aos requisitos estabelecidos, terão seus textos utilizados na confecção dos Anais da III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC, que serão entregues (em CD ROM) na solenidade de premiação, a um representante de cada projeto apresentado e ficarão disponibilizados no Portal Rumo à Universidade para acesso ou gravações.
O resumo deverá incluir (Modelo Anexo III):
I. Problematização;
II. Metodologia;
III. Relevância do Projeto;
IV. Consideraçõees Finais;
V. Referências Bibliográficas;
VI. Palavras-chave.
 
8. DOS PRAZOS
8.1. Para o envio dos documentos (ficha de inscrição, dados do projeto, resumo do projeto): até o dia 17 de outubro de 2014 (sexta-feira).
8.2. Lista de trabalhos aceitos, divulgado no blog da escola: dia 24 de outubro de 2014 (sexta-feira).
8.3 A realização da III Feira de Ciências e Cultura RSC acontecerá do dia 27 ao dia 31 de outubro de 2014, em concomitância com a Semana de Arte e Cultura da EEEP Raimundo Saraiva Coelho.
 
9. EXPOSIÇÃO
9.1. Os projetos deverão ser montados, no dia 30 de outubro de 2014, no horário das 07h às 09h.
9.2. Todos os projetos das categorias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Ambientais deverão ser apresentados na forma de pôster, cartaz ou banner, acompanhado obrigatoriamente do CADERNO DE CAMPO ou de PESQUISA (que deverá ficar exposto em cada estande), constando todos os passos do projetos e podendo conter nele, esquemas, fotos ou outros tipos de ilustrações relacionadas ao objeto da pesquisa. Entretanto, não serão disponibilizados pontos de energia para tal. A apresentação visual deve ser em Português.
9.3. Não será permitido nada que fuja as regras de segurança (Item 11).
9.4. Na categoria Robótica Educacional, além do banner, pôster ou cartaz e do caderno de campo ou de pesquisa, será permitida a utilização de um computador e de um kit de robótica. Portanto, nesses estandes será disponibilizado um ponto de energia. Cada equipe destas categorias deverá trazer o seu próprio computador e os seu próprio kit de robótica e sobre eles devem ter total responsabilidade.
9.5. Será permitida a distribuição de cartões de contato, pequenas lembranças e folders relativos ao projeto. Entretanto, esta distribuição não poderá ser pontuada.
9.6. Será permitida a apresentação de materiais e equipamentos, desde que obedeçam às segurança (Item 11), utilizados no desenvolvimento do trabalho a ser apresentado, além do pôster, cartaz ou banner e do caderno de campo. Esta observação não se aplica à Feira Estadual.
 
10. DO ESPAÇO RESERVADO AOS EXPOSITORES
10.1 Os espaços reservados às categorias Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Ambientais não disporão dos pontos de energia elétrica.
10.2 Também não serão permitidos, EM NENHUMA HIPÓTESE, equipamentos e/ou ferramentas, tais como: multimídia, televisão, microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão, transformador, etc.
10.3 Cada equipe da categoria Robótica Educacional terá a responsabilidade de trazer os equipamentos, que forem necessários e sobre eles manter total responsabilidade.
10.4 Esses espaços delimitados aos expositores poderão ser personalizados com fotos e/////////ou colagens de forma organizada e criativa, não sendo indicada a poluição visual nem a extrapolação do espaço disponibilizado para cada expositor que será de 2,00m x 1,00m.
11. REGRAS DE SEGURANÇA
11.1. Serão proibidas as exposições dos seguintes itens:
a) Organismos vivos (ex: plantas, animais, micróbios etc.);
b) Espécimes (ou partes) dissecados;
c) Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d) Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.) Exceções: dentes, cabelos, unhas, ossos secos de animais, cortes histológicos dissecados e slides de tecido úmido quando completamente lacrado;
e) Gelo seco ou outros sólidos sublimáveis;
f) Comida humana ou animal;
g) Baterias com células expostas;
h) Produtos químicos e/ou combustíveis;
i) Substâncias tóxicas ou de uso controlado;
j) Colocação em marcha de motores de combustão interna;
k) Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos;
l) Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório;
m) Prêmios, medalhas que tenham sido conquistados pela escola;
n) Aparelhos de áudio que não façam parte do Projeto e conexão de Internet como parte da exposição do projeto.
Todo projeto inscrito em área inadequada poderá ser reclassificado pela Comissão Coordenadora da III Feira Regional de Ciências e Cultura RSC, e informado aos autores. A lista dos trabalhos reclassificados será disponibilizado juntamente com a lista de aceite dos projetos no blog da escola: http://rscoelho2011.blogspot.com.br/

12. AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

12.1 Do Caderno de Campo ou de Pesquisa
Neste documento, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do projeto, o mesmo não deverá ser digitado, apenas manuscrito.
O Caderno deverá conter:
a) Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
b) Registro do(s) estudante(s) e professor(es) orientador(es) envolvidos em cada etapa/ação do projeto;
c) Poderá ter fotos, gravuras, figuras e desenhos;
folder
d) Registro das datas e locais das investigações;
e) Registro dos testes e resultados;
f) Entrevistas e consultas às pessoas fonte;
g) Referências bibliográficas.
ATENÇÃO: O Caderno de Campo/Pesquisa não faz parte dos documentos de inscrição, devendo permanecer no expositor durante o período de avaliação e de visitação do evento.
Recomendamos que o Caderno de Campo/Pesquisa tenha a assinatura cotidiana do orientador, sendo numerado e datado para demonstrar a originalidade e a rotina de encontro e de desenvolvimento do projeto/pesquisa.
(*) Importante: Caso o Caderno de Campo/Pesquisa seja passado a limpo ou estilizado, o original deve estar presente na apresentação ao avaliador.

12.2 . Da Exibição Visual e Apresentação Oral (Anexo IV)
A exibição visual deverá ser feita na forma de cartaz, pôster ou banner de maneira clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito entendimento do projeto.
O banner deverá seguir o seguinte padrão técnico:
  • Tamanho do banner: Largura: 0,90m; Altura: 1,20m

  • O texto deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 m.

  • As áreas reservadas a exposição dos trabalhos científicos só deverão ser desmontadas ao término das atividades.
A apresentação deve ser de forma clara e objetiva, obedecendo o método científico, e utilizando, como recursos principais, os elementos do banner e do caderno de campo/pesquisa. Cada equipe dispõe de até 10 minutos, que devem ser distribuídos/administrados pela equipe, de forma que tenha tempo para a sua explanação e, ainda reste tempo para as possíveis perguntas e considerações do avaliador.

12.3 Critérios de Avaliação
12.3.1 Criatividade e Inovação (10%)
É pensar, fazer e implementar um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações.
Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes. Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias já existentes.
12.3.2 Conhecimento científico do problema abordado (20%)
Do conhecimento científico nasce o raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o conhecimento das ciências. De posse do conhecimento científico o educando poderá construir modelos, desenvolverá explicações do mundo físico e natural e será capaz de interagir com eles. Precisam demonstrar que aprenderam significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho defendido, também precisam demonstrar que desenvolveram a capacidade de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos conhecimentos científicos.
12.3.3 Metodologia Científica (15%)
Os educandos precisam ser capazes de explicar como procederam as suas investigações; que instrumentos eles utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles pesquisaram e como tiveram acesso a estas fontes; em que período desenvolveram suas pesquisas. Todas estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos científicos adquiridos.
12.3.5 Clareza e objetividade na apresentação do trabalho (20%)
Levando-se em consideração o pouco tempo destinado à apresentação, já que o avaliador tem outros trabalhos para avaliar, os autores devem planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser bem explicadas e bem interpretadas.
12.3.6 Banner (15%)
As equipes devem privilegiar o espaço do banner (0,90 x 1.20 cm) destinando a maior parte (cerca de 75%) deste para exposição de ilustrações (fotos, figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc.). No espaço restante deverão ser explanados os textos relativos ao trabalho apresentado.
12.3.7 Caderno de Campo (20%)
No Caderno de Campo, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do projeto, o mesmo não deverá ser digitado, apenas manuscrito.

12.4 Da Avaliação
12.4.1 Cada projeto será avaliado por, no mínimo, 02 (dois) avaliadores que poderão ser professores, pesquisadores e profissionais ligados às escolas, universidades, empresas e instituições públicas e privadas, sem vínculo com a escola organizadora.
12.4.2 Pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer sempre junto ao seu estande; é vedada a interferência do professor orientador durante a avaliação.
12.4.3 Durante todo o evento, pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer no local reservado a exposição dos trabalhos, apresentando o projeto aos visitantes. Ausentar-se desse local ocasionará a eliminação da equipe.
12.4.4 Nesta edição da Feira de Cências não será permitida a ornamentação dos espaços de apresentação dos trabalhos científicos. A desenvoltura oral na defesa do trabalho, utilizando o banner e o caderno de campo/pesquisa será o principal foco da avaliação. A intenção deste processo é adequar sua forma avaliativa aos critérios dos principais eventos científicos nacionais e internacionais.

13. CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
13.1. Os professores e alunos participantes dos projetos receberão certificados confeccionados pela escola.
13.2. Os projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar, por categoria, receberão troféus.
13.3 Os Projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria, participarão da VIII Feira Regional de Ciências e Cultura, prevista para novembro do ano em curso, representando esta escola.
   
14. CASOS OMISSOS
Os casos omissos sobre AVALIAÇÃO, JULGAMENTO e CLASSIFICAÇÃO serão resolvidos pela Comissão Coordenadora da III Feira de Ciências e Cultura RSC.

15. PENALIDADES
15.1 A inobservância das normas estabelecidas neste regulamento, atos de indisciplina, desorganização dos espaços, implicará prejuízos na avaliação dos projetos inscritos.
15.2 Atos de indisciplina por parte dos expositores, serão encaminhados à Comissão Coordenadora da III Feira de Ciências e Cultura RSC, por escrito e estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação.
15.3 Casos especiais serãoo analisados pela Comissão Coordenadora da III Feira de Ciências e Cultura RSC.
16. PROGRAMAÇÃO
A programação será divulgada no blog da escola e em folders, quando estiver definida contemplando:
  • Apresentação de projetos;

  • Realização de oficinas e palestras;

  • Apresentações artístico-culturais.

17. COMISSÃO COORDENADORA DA III FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA RSC
17.1 Composição:
a) Coordenadores de Área:
Ana Sara Leite Santos (Ciências Ambientais)
Maria Francimar Teles de Souza (Robótica Educacional)
Lúcia Maria de Oliveira (Linguagens e Códigos)
Ana Íris Tavares Garcia ( Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias)
Rosa Cruz Macêdo (Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias)
Osvaldo Bezerra Lima Neto (Ciências Humanas e suas Tecnologias)
Maria Maneide Araújo Gonçalves Lima (Ciências Humanas e suas Tecnologias)
Maria Iraídes Rufino Sales ( Apresentações Artístico - Culturais)

b) Coordenadores de Logística 
Equipe de Eventos da EEEP Raimundo Saraiva Coelho.
 
17.2 Atribuições:
a) Elaborar este regulamento;
b) Planejar a realização do evento, definindo, nos termos deste regulamento, a sua programação 
e os meios necessários à divulgação da III FEIRA DE CIÊNCIA E CULTURA RSC;
c) Elaborar o planejamento orçamentário e financeiro para a realização do evento;
d) Convidar terceiros;
e) Organizar o local para a realização de todas as atividades do evento;
f) Expedir os ofícios de convite para o evento;
g) Providenciar a emissão dos certificados de participação do evento (Ver Item 13);
h) Assegurar a premiação dos vencedores de cada categoria (Ver Item 13);
i) Resolver os casos omissos neste regulamento.

Juazeiro do Norte, 19 de setembro de 2014.



___________________________________________
  Rosa Cruz Macedo
Diretora Administrativa

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário